VOCÊ É UM PROTETOR? SERÁ? LEIA E REFLITA



Hoje em dia a proteção animal virou um modismo. Muita gente acha bacana dizer que é “Protetor de Animais”, mas o que exatamente ser um “Protetor de Animais”?



Para começar gostaria de esclarecer que proteger animais NÃO É CHAMAR UMA ONG OU LIGAR PARA UM PROTETOR INDEPENDENTE QUANDO UM ANIMAL ESTÁ SENDO MAL TRATADO. PROTEGER ANIMAIS TAMBÉM NÃO É FICAR NO COMPUTADOR APENAS REPASSANDO PEDIDOS DE AJUDA, NEM SE SENTIR NO DIREITO DE EXIGIR E COBRAR QUE PESSOAS LIGADAS A CAUSA FAÇAM O QUE VOCÊ CONSCIDERA CERTO FAZER. Estas são apenas formas de divulgar ações e necessidades ligadas a causa, e não a proteção em sua essência.
Em primeiro lugar é importante saber que PROTETORES DE ANIMAIS SÃO PESSOAS IGUAIS A VOCÊ, eles trabalham, estudam, possuem família, filhos, quintais pequenos moram em apartamento em alguns casos, mas decidiram arregaçar as mangas e fazer a diferença. Um dia desses eu ouvi que “ser protetor de animais é um apostolado”, e isso significa você dedicar sua vida, seu tempo e seu dinheiro a uma causa que muito provavelmente “nunca” lhe trará nenhum retorno material. Consiste também em mudar seus hábitos alimentares (parar de consumir carne), hábitos de diversão (rodeios, vaquejadas, touradas, feiras de exposição, de exploração, de competição, etc.), hábitos de consumo (roupas de origem animal como casacos de pele, etc.), hábitos em geral.
O “protetor de animais” muda sua visão em relação a vida, passa a respeitar toda forma de vida, passa a lutar pela defesa dos direitos dos animais, pela castração, pela adoção, por leis mais rígidas e que os defendam, pela conscientização da população, contra a exploração animal em todas as suas formas, contra o comercio de animais, etc.
Ninguém muda estes hábitos facilmente, nenhuma pessoa que conheço amanheceu e disse: a partir de hoje sou um protetor de animais e vou deixar de fazer tudo o que fiz a minha vida inteira. A vontade de ajudar nos impulsiona a levantar e ir, com o tempo criamos cada vez mais a consciência em relação aos assuntos relacionados à causa, nossos hábitos são mudados aos poucos e gradativamente. É uma luta pessoal contra nós mesmo, e em alguns casos, contra nossos familiares que não conseguem entender e aceitar essa mudança.

SER UM “PROTETOR DE ANIMAIS” É TER RESPONSABILIDADE SOCIAL DE MANEIRA TOTALMENTE INDEPENDENTE DA CARIDADE. PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO EM RELAÇÃO AO RESPEITO DOS ANIMAIS É UMA DAS BANDEIRAS MAIS IMPORTANTES DA CAUSA,FAZER COM QUE AS PESSOAS ENXERGUEM QUE O ANIMAL TEM UMA VIDA QUE PRECISA SER RESPEITADA, é uma batalha constante. Os animais existem da mesma maneira que todos nós, possuem suas individualidades e não estão aqui para nos servir.

OS DEFENSORES DOS ANIMAIS DEVEM SER FELIZES COM SUA BANDEIRA,DEVEM SE ORGULHAR DO QUE FAZEM.SE DEFENDER ANIMAIS TE TROUXER ALGUM TIPO DE ANGÚSTIA,TALVEZ SEJA HORA DE REPENSAR E MUDAR DE CAUSA.OS ANIMAIS PRECISAM DE PESSOAS SENSATAS,que estejam sempre empenhadas em aprender, que estejam dispostas a tentar mudar o mundo, mas se conseguirem mudar apenas a pessoa que está ao seu lado, já fizeram muito mais do que 99% da população. OS ANIMAIS NÃO PODEM SE DEFENDER ,ELES SÓ TEM A NÓS,SERES HUMANOS, PARA DEFENDE-LOS,E EXATAMENTE POR ISSO TEMOS DE NOS MANTER EQUILIBRADOS PARA FAZÊ-LO,e fazer com prazer, paixão e de maneira otimista. PESSOAS AGRECIVAS E DESACREDITADAS, NÃO APENAS NA CAUSA ANIMAIS, MAS EM TODAS AS CAUSAS, GERALMENTE NÃO CONSEGUEM ATINGIR SEU OBJETIVO NA VIDA, pois não conseguem desenvolver o potencial necessário para valorizar a causa que defendem.

Tenha sempre a frente, e como referência, pessoas inseridas na causa e que desenvolvam um trabalho baseado na seriedade e, acima de tudo, idoneidade. FUJA DE FALSOS PROTETORES, PESSOAS QUE ESTÃO INSERIDAS NA CAUSA TENTANDO TIRAR BENEFÍCIOS MATERIAIS OU PRESTÍGIO. Acredite em você e em seus objetivos, arregace as mangas e faça, não tenha projetos alimentados apenas pela esperança, estabeleça objetivos e metas, faça você também a diferença. PENSE QUAL A MELHOR FORMA DE AJUDAR OS ANIMAIS, QUAIS OS SEUS PONTOS FORTES, SE VOCÊ GOSTARIA DE TRABALHAR COM RESGATES, COM ADOÇÃO, COM MAUS TRATOS, COM EDUCAÇÃO, CONTRA EXPLORAÇÃO, ETC. Acredite em você, e dê o seu melhor.
Abrace uma causa, qualquer causa, mas faça-o com responsabilidade e de coração aberto. MUDE SEUS CONCEITOS, ABANDONE OS PRECONCEITOS E FAÇA A DIFERENÇA. 
Divulgação: Instituto Nina Rosa
Fonte Texto de Lilian Rockenbach

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário