Nosso site!!!!!!!!!!
Choque de Calor - Não deixe seu cão no carro
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os cães atingem temperaturas elevadas mais rapidamente que os humanos, pois não suam.
O choque de calor acontece quando o cão perde a sua capacidade natural de regular a temperatura corporal. Temperaturas elevadas causam reacções quimicas que matam as células do corpo o que leva á desidratação e ao espessamento do sangue. Isto provoca uma pressão sobre o coração, causa coagulação sanguinea e posteriormente leva á morte dos tecidos. O Fígado, o Cérebro e as células do intestino são geralmente os primeiros a ser afectados e isto pode ocorrer muito rapidamente.
Situações comuns que predispoem a um choque de calor:
1. Ser deixado no carro num dia de calor (mesmo com as janelas abertas);
2. Confinar o cão a um espaço pequeno sem sombra ou um local fresco;
3. Raças braquicefálicas como o Bulldog, Boxer ou Pug tem uma maior predisposição de aquecerem mais rapidamente devido a dificuldade respiratoria (os cães regulam a temperatura corporal atravês da respiração);
4. Cães que sofram de alguma doença a nível respiratório.
Sintomas
É essencial que conheça os sintomas de forma a agir mais rapidamente. Um cão em choque de calor demonstrara vários sintomas:- Respiração acelarada (hiperventilação);
- Língua avermelhada;
- Gengivas secas e pálidas;
- Hipersiália (aumento da produção de saliva) - saliva aparentemente espessa;
- Depressão;
- Pulso rápido ou irregular;
- Fraqueza;
- Tonturas;
- Vómito - por vezes com sangue;
- Diarreia;
- Convulsões;
- Coma.
Tambem não deve usar água gelada pois isto vai causar uma vasoconstrição o que aumenta o fluxo sanguineo e retarda o arrefecimento.
De seguida leve-o rápidamente ao seu veterinário.
Fonte: http://homeveterinary.
ONG Hachi sempre presente!
Aconteceu aqui em Blumenau a 10ª cãominhada e a Blumenau Pet Fashion. Dois eventos de grande importância para o "mundo" Pet e seus admiradores! Nossa equipe esteve presente, uniformizados e com nossos anjos de quatro patinhas! LEGAL!
DIGA NÃO AO ABANDONO DE ANIMAIS!!!
1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
04 de Outubro - Dia de São Francisco de Assis - Dia dos Animais!
Lindo e verdadeiro texto!
Os Pequenos Grandes Amigos
POR FERDINANDO NIEDERHEITMANN (Médico Veterinário, responsável pela Clínica Veterinária Curitiba, em Curitiba.
Atualmente, devido a etologia (estudo do comportamento animal), é possível entender um pouco mais sobre estes seres realmente interessantes. Há estudos que provam que as pessoas solitárias têm mais propensão de sofrer de males do coração e cérebro do que aquelas que possuem um animal para conversar, trocar afeto ou simplesmente tê-lo como responsabilidade de alimentação e higiene.
Podemos considerar como animais de estimação não somente o cão, o gato, o peixe, o hamster, como também aqueles denominados "animais de produção", e que tornam-se importantes elos de amizade e apoio àqueles que são sozinhos.
Para o homem que mora no campo, as galinhas, vacas e porcos possuem "nomes" e quando saudados, ao amanhecer, respondem alegremente com grunhidos, mugidos e cacarejos. Chegam a ser tão importantes que, muitas vezes, seus proprietários evitam viajar para não deixá-los sem os devidos cuidados.No entanto, para muitos, estas pessoas são confundidas e consideradas muitas vezes como "anti-sociais", que não possuem respeito nem laços de carinho por ninguém. Mas isso não é verdade. Na realidade, a pessoa que abdica de algumas de suas atividades sociais devido a "seus amigos", é um grande poço de sentimentos por aqueles que mais precisam de sua companhia, pois ela sabe que, apesar de seus animais terem à disposição um campo, onde encontram um riacho para beber e um pasto para comer, nunca é igual a comida que é posta em seus cochos. Nota-se, muitas vezes, que estes proprietários tratam seus animais como se fossem seus filhos pequenos, pois os grandes foram estudar e trabalhar na cidade.
Grande parte dos animais de companhia vive dentro de nossos lares, tornando-se, dessa maneira, peças importantes em nosso relacionamento afetivo, tanto com eles, como também entre nós, os seres humanos. Psicólogos recomendam que crianças hiperativas possuam um bichinho de estimação para acompanhar o processo de crescimento nas diversas fases da maturidade do animal, diminuindo, assim, seu ritmo de vida.
Em nossa rotina clínica, constatamos que algumas pessoas tratam melhor seu animalzinho do que seus familiares e amigos; conhecemos outros que, antes de possuir o animal, afirmavam que não os queriam dentro de suas casas, devido à sujeira que eles poderiam fazer. Entretanto, a partir da entrada do companheiro em suas vidas, assumiram a responsabilidade de todas as atividades referentes ao novo membro da família, tornando-se, inclusive, mais amáveis no relacionamento com humanos.
Discordo quando ouço dizer que o animal dá muita atenção a seu dono, como ato de submissão. Acredito que há uma interação de amizade profunda e a necessidade de aproveitar ao máximo a presença daquele amigo.
Os animais possuem uma virtude raramente encontrada nos seres humanos, que é a "verdadeira amizade", sem ranços de interesse.
Na clínica vemos cães e gatos que passam por um período de profunda tristeza e saudade quando seu melhor amigo morre ou viaja, apresentando por longo tempo perda de apetite e sinais acentuados de desânimo. Lembro-me de vários casos que posso narrar aqui e que comprovam a sensibilidade e a sinceridade de sentimentos de nossos amigos – os animais.
Certa vez, em uma casa, havia um papagaio, uma gata e um cachorro. Este último sofreu um acidente e morreu. O papagaio e a gata não se alimentaram por quase uma semana e passaram dias "chamando" pelo cão.
Um Pastor Alemão, com onze anos de idade, vivia com seu dono, um senhor idoso e seu filho, que ficava muito pouco em casa. Este cão desenvolveu um problema de pele, com diminuição de apetite e aparecimento de pêlos brancos. Ao conversar com o filho, soubemos que o Pastor Alemão estava muito triste, passando longo tempo de baixo da janela do quarto de seu pai, que desenvolveu um tipo de câncer fulminante e como conseqüência, pouco saía para "conversar com seu amigo". Medicamos o cão para as lesões, receitamos um estimulante de apetite e recomendamos que lhe fosse dada maior atenção, mas mesmo assim, não sentimos uma grande melhora em seu estado de saúde.
Logo após, aquele senhor veio a falecer. Quando retornei para rever o cão, era visível a tristeza em seu olhar pela perda de seu dono, amigo e companheiro. Antes da doença, o cão só fazia suas refeições depois que seu senhor conversava com ele, afagando-o na cabeça. Agora sob nossa orientação, o filho está tentando fazê-lo comer da mesma maneira, ou seja, conversando e afagando-o, mas ainda persiste a diminuição do apetite.
Nossos amigos, os animais, possuem, além de tantas outras qualidades, a virtude da gratidão, com muito maior expressão que o homem, pois uma vez tendo-os ajudado, jamais esquecem.
Atendia a uma senhora, dona de cinco cães, sendo que um deles, um pequeno vira-lata, não era simpático com ninguém, incluindo eu. Conhecia-o há cinco anos e sempre quando ia a sua casa, latia muito, como se estivesse avisando que não tinha muito o que conversar comigo. Certo dia fui chamado para atendê-lo, pois um Boxer o tinha mordido no pescoço. Ao examiná-lo, apresentava dificuldade respiratória severa, com suspeita de ruptura da traquéia. As mucosas estavam cianóficas e o animal sofria muito. A proprietária me falou que se não houvesse solução, o melhor seria aplicar uma injeção para ele "dormir". Mas o olhar do animal suplicava ajuda. Trouxe-o para a clínica, fizemos a cirurgia e três dias depois o animal voltou para seu lar. Hoje, quando vou até sua casa, ele ouve o barulho do meu carro e já fica agitado, latindo alegremente. Quando entro, me saúda com muita festa, dando-me lambidas de carinho e saltitando ao meu redor, como uma espécie de agradecimento. Por essas e outras, é que me sinto cada vez mais gratificado em ser Médico Veterinário.
Todos nós sabemos que a vida moderna, nos dias atuais, em muito nos beneficia; entretanto ela também nos traz a falta de tempo para descansarmos e relaxarmos e, com isto, nosso grande e iminente companheiro passa a ser o stress. O dia desgastante, o trânsito caótico, chefe que nos perturba, a queda das bolsas de valores, tudo isso é amenizado quando, ao chegarmos em casa, nossos amigos nos agraciam com uma recepção calorosa de beijos (lambidas), abraços (com suas patas) e falas carinhosas (latidos e miados).
Literalmente sucumbimos perante esta demonstração tão sincera de afeto e amizade. Acredito que 90 porcento do stress poderá ser eliminado através desta interação, que resulta num relaxamento muito agradável ao corpo e à mente.
Por outro lado, faz-se necessário lembrar que a sociabilização dos animais de companhia acarretou um problema: os animais passaram a desenvolver distúrbios comportamentais idênticos aos nossos, tais como depressão e outros, mas que eventualmente poderão ser tratados pela homeopatia e psicologia. Nestes casos, além da observação minuciosa do animal, principalmente da maneira pela qual faz certas coisas, devemos interrogar o proprietário a fim de conhecermos certas particularidades, para que, de acordo com sua personalidade, possamos receitar-lhe o medicamento correto. Na área de comportamento animal e doenças crônicas, a homeopatia está sendo muito benéfica, obtendo excelentes resultados.
O julgamento de caráter dos animais é um ponto a ser particularmente observado. Se, por acaso, um animal que normalmente é dócil e brincalhão com todos, apresentar uma atitude comportamental de medo ou agressividade para com determinada pessoa, esta deverá ser observada, pois, em muitas vezes certifica-se que ela não possui bom caráter.
Como clínico de cães e gatos, a cada dia ouço novos relatos de amizade sincera e assim tenho a confirmação do quanto esses bichinhos melhoraram a qualidade de vida de meus clientes. São idosos que foram deixados de lado por seus familiares, mas que são felizes por ter a companhia do seu cão ou gato; jovens que os pais dizem ser rebeldes, mas quando seu animalzinho necessita de vacina ou consulta, não hesitam em deixar seus momentos de lazer para ir até a clínica.
Como já citei anteriormente, muitos psicólogos e psiquiatras recomendam que devemos dar a nossos filhos um animal de estimação para que aprendam a ter responsabilidades com um ser vivo, vendo-o crescer, necessitar de alimentação, água, higiene, passeios e outros cuidados. Isto, com certeza irá fazê-los adultos melhores.
Somente quem nunca teve um animal de estimação poderá dizer que este envolvente ser não nos traz benefício algum. No entanto, afirmo que, a partir do instante que tiver a sorte de receber este grande amigo em seu ambiente, mudará imediatamente de idéia.
Acredito que cada um de nós que possui ou já possuiu um bichinho de estimação, sempre lembrará dele com extremo carinho, seja de alguma façanha que tenha feito ou seja nos momentos tristes em que nos consolou com demonstrações de seu amor incondicional.
Quando um animal morre, o proprietário diz que nunca mais terá outro para não sofrer quando acontecer a perda. Lembro que uma vez li na revista Manchete uma matéria do Sr. Adolpho Bloch, que logo após a morte de sua cadela "Manchetinha", uma fêmea de Dogue Alemão, havia comprado outra cadela idêntica à primeira. O texto dizia mais ou menos assim: "comprei a Manchetinha II em homenagem aos bons momentos que passei com a Manchetinha. Os momentos de alegria foram muito maiores do que aqueles de tristeza, e sua compreensão e amizade foram imensuráveis". Em resumo, afirmo que um animalzinho de estimação faz muito bem para a cabeça e, principalmente para o coração, em todos os sentidos.
Dia de ParCão! Só alegria!
Domingo é dia de ParCão... quando não chove, não é? Heheheheh... Levamos nossos "au-aus" para brincar, correr, pular... e a gente? Damos muita risada, pois é TUDO MAIS QUE BOM!
Alguns apenas pensam... outros, FAZEM!
O ParCão é um sonho de muitos e irá trazer alegria a tantos... Mas para isso é necessário arregaçar as mangas...
Abandono de animais aumenta nas férias!
Na época de férias o abandono dos animais cresce de forma desenfreada, milhares de animais são recolhidos das ruas. A maioria dos hotéis proíbe a presença de animais no estabelecimento e os valores para deixar os animais em hotel para cachorros ou até mesmo pagar alguém para cuidar dos mesmos se tornam custos dispensáveis pelo proprietário que prefere abandonar o animal.
Muitas pessoas abandonam os bichos em pet shops, seja contratando os serviços deixando telefone e endereço errado ou até mesmo abandonando os animais na porta do estabelecimento. Quando não, o proprietário tem a coragem de deixar os animais em estradas a caminho do destino de viagem, fazendo com o que o animal corra riscos de ser atropelado.O mais difícil é encontrar um lar para cães adultos sem contar que os mesmos sofrem a falta do dono.
Deve existir conscientização da parte dos estabelecimentos de vendas e doações para mostrar que os bichos são totalmente dependentes daqueles que os levou para casa e que uma vez que foi adquirido deve ser tratado da melhor maneira possível. O animal não é apenas um adorno para a casa, ele se torna um novo habitante e precisa de todos os cuidados. Então pense muito bem antes de adquirir seu animal!
Fonte: www.bichosbrasil.com.br
como viajar com seu bicho de estimação!
Férias escolares e chegou a hora tão esperada de viajar. Não tem discussão que o seu bicho está sempre melhor do seu lado, logo você irá procurar um local em que é permitida a presença dele e irão se divertir todos juntos. Mas planejar a viagem para cães também exigem certa atenção.
Muitos animais não estão acostumados e não gostam de viajar de carros por isso é necessário que você o acostume aos poucos. O ideal é sempre fazê-lo desde filhote, no começo ele irá estranhar, mas com pouco tempo já será super normal. Se ele já for adulto acostume-o dando voltas no quarteirão e vá aumentando a dose significativamente.Viagens de carro sempre são mais seguras com o animal dentro da caixa de transporte, sempre escolhendo dias mais frescos ou então períodos noturnos.
Não se esqueça que é sempre bom levar o bicho ao veterinário e fazer um check-up, principalmente em animais mais idosos, para poder viajar tranqüilamente. Se for fazer uma viagem de avião irá precisar de um certificado e carteira de vacinação para provar que o animal é saudável. O veterinário também pode recomendar a dose correta e o medicamento para oferecer para animais agitados e que passam mal em viagens tanto de carro como avião.
Além disso, a mala deve conter tudo do que ele pode precisar como os potes de alimentação, a ração que ele costuma a comer, quantidade suficiente para o tempo que irão passar fora uma vez que o destino final pode não vender a mesma marca, caminha, e alguns brinquedos que o faça lembrar-se de sua casa. Assegure uma viagem divertida em família para todos.
Fonte: www.bichosbrasil.com.br
WSPA entrega na Câmara abaixo-assinado internacional em prol dos animais domésticos.
EVENTO EM BLUMENAU
Dia 18 de julho em Blumenau acontecerá um grande evento.Será na prainha, da 9 as 14 horas... Traga seu AMIGO BICHO e venha participar!!!! Presença da ONG HACHI... além de atrações imperdíveis!
PARABÉNS!
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
(Fernando Sabino)Homenagem
Homenagem da ALSC ao movimento catarinense de bem-estar Animal
Os 10 Mandamentos dos Animais
1. A minha vida deve durar entre 10 e 15 anos. Qualquer se

paração de você será muito dolorosa para mim.
2. Dê-me algum tempo para entender o que você quer de mim.
3. Tenha confiança em mim ¾ é fundamental para o meu bem-estar.
4. Não fique zangado comigo por muito tempo e não me prenda em nenhum lugar como punição. Você tem o seu trabalho, os seus amigos e as suas diversões. Eu só tenho você...
5. Fale comigo de vez em quando. Mesmo que eu não entenda as suas palavras, compreendo muito bem a sua voz e sinto o que você está me dizendo.
6. Esteja certo de que, seja como for que você me trate, isso ficará gravado em mim para sempre.
7. Antes de me bater, lembre-se de que eu tenho dentes que poderiam feri-lo seriamente, mas que eu nunca vou usá-los contra você.
8. Antes de me censurar por parecer preguiçoso ou teimoso, pergunte se não há alguma coisa me incomodando. Talvez, eu não esteja me alimentando bem. Pode ser que eu esteja resfriado. Ou é apenas meu coração que está ficando velho e cansado.
9. Cuide bem de mim quando eu ficar velho; você também vai ficar.
10. Não se afaste de mim nos meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga "prefiro não ver" ou "faça quando eu não estiver presente". Tudo é mais fácil para mim com você ao meu lado.
SEGURANÇA SEMPRE!
Adoro passear de carro com minha cachorrinha, mas deixar seu cãozinho semi-pendurado do lado de fora da janela é muito perigoso! Existem cintos de segurança e cadeirinhas adequadas. Seu animal é importante para você... cuide bem dele!!!!!!!!!!!!
COISA TRISTE !
REGRAS EXISTEM EM TODO LUGAR... ATÉ NO PARCÃO!
Regras do bom uso do PARCÃO:
1) Obrigatória a coleta de fezes.
2) Proibido cães desacompanhados.
3) Os cães deverão estar sempre com coleira.
4) Todo o cão que promover confusão, morder, brigar e provocar qualquer ocorrência deverá ficar na guia imediatamente ou até dependendo da gravidade da ocorrência ou reincidência, será convidado a se retirar naquele momento do parcão.
5) Vacina em dia comprovada por documento de um médico veterinário.
6) Proibida a entrada de cadelas durante o "cio".
7) O condutor responsável deverá estar sempre por perto do seu cão, com olhar dentro do seu raio de ação a fim de evitarem inconvenientes e procurar interceder no momento em que seu cão estiver molestando, montando, rosnando, arrepiado para ataque a outros cães. Não havendo controle do condutor o mesmo será solicitado para que ponha a guia em seu animal ou até mesmo dependendo da situação convidado a se retirar naquele momento do parcão.
8) Fica proibida, dentro da área do parcão, a alimentação dos cães sendo: ração, snacks e outros. Evitando assim disputas e confrontos, por comida.
Baseado do site: www.clubedototo.com.br
Texto apenas para quem "não entende" de amor:
APENAS UM CÃO
Por muitas horas, em minha vida, minha única companhia era "apenas um cão". E eu não me senti desprezada.
"Apenas um cão" me recebe em casa sempre de bom humor, independente da hora que eu chegar, do humor que estiver.
Então, da próxima vez em que você escutar a frase "É apenas um cão", "apenas" sorria para estas pessoas, porque elas "apenas não entendem"!
ONG HACHI....
... ESTES SÃO ALGUNS DOS INTEGRANTES DA ONG HACHI QUE AJUDARÃO ESTE SONHO TÃO LINDO, VIR A SE TORNAR REALIDADE. E VOCÊ PODE FAZER PARTE DESTE ESPAÇO TÃO LINDO E TÃO IDEALIZADO!!!!!!!!!!!!