Entrevista Revista Bela Vida


No Parcão as pessoas podem levar seus animais e ainda contar com o auxilio de voluntários da ONG,tudo em prol do bem-estar animal.
Bela Veterinária - LAZER PARA CÃES
ONG Hachi desenvolve projetos recreativos para cães e seus donos
Entidade realiza atividades que melhoram o relacionamento entre o homem e os animais
Você já pensou em um local criado especialmente para brincar com o seu cão, que faça você passar horas com ele, se divertindo? Pois este local já existe em Blumenau, e a cada dia atrai novos adeptos em busca de lazer com o seu animal de estimação. Trata-se do projeto Parcão Blumenau, criado pela ONG Hachi de Proteção Animal. Este local consiste-se em um parque onde as pessoas podem levar seus cães, sem passar por nenhum constrangimento, a fim de viver momentos de descontração e lazer em meio à natureza.
Criado para operacionalizar o parque, o projeto visa o bem-estar animal e também a boa relação entre ele e o seu dono, oferecendo suporte de alguns profissionais voluntários, bem como o importante trabalho desenvolvido pela ONG Hachi, fundada em 08 de maio de 2010. “O nosso objetivo foi criar um local na cidade destinado ao lazer dos donos com seus animais, promovendo eventos para os cães, como o ‘Cão Pinique`, ou para os proprietários de cães, como a palestra Cãodominio”, informa a presidente da ONG Hachi – Proteção Animal, Sueli Silva Cidral do Amaral.
Ela destaca que o Parcão Blumenau pode ser frequentado por qualquer pessoa que tenha um cão ou que goste de conviver com os animais. “Todos podem aderia a esta iniciativa de lazer, tendo ou não um cão, e não há custos para participar, pois como é um espaço público, está aberto a todos”, reforça Sueli. O local, assim que for oficializado, também deve receber eventos de posse responsável e de doação de animais.
“Estamos lutando para viabilizar o Parcão Blumenau, inclusive com a realização de um abaixo-assinado que percorre vários pontos da cidade, pois constatamos que a população blumenauense carece de um espaço como este. Já reunimos 3.500 assinaturas, mas até o momento, o poder público não se manifestou com um local mais amplo para esta finalidade”, acrescenta a presidente da ONG.  
A palestra Cãodominio busca melhorar a convivência das pessoas com os animais em edificios e residencias da cidade
Cão Pinique integrou mais de 50 animais
No início de agosto deste ano, a ONG Hachi promoveu a primeira edição do Cão Pinique, envolvendo a participação de mais de 50 animais e seus donos, que puderam participar de atividades como Agility, receber instruções de adestramento e o sorteio de vários brindes, bem como a arrecadação de quase 100 quilos de ração. “Com base no sucesso da primeira edição do evento, estávamos preparando o segundo Cão Pinique, mas devido à enchente que atingiu a cidade, tivemos que rever a data, ainda não remarcada”, explica Sueli.
Além deste evento, a presidente da ONG destaca o projeto “Cãodomínio”, que se trata de uma palestra realizada com adestradores e advogados, em que são abordados assuntos relacionados a cães e gatos em condomínios. “A primeira edição também foi um sucesso e o segundo foi realizado no dia 04 de outubro, cuja inscrição foi a doação de ração para cães e gatos”, reforça. Para saber mais informações sobre os próximos eventos promovidos pela ONG Hachi, basta acessar o site: www.hachiong.org.br.
Campanha em prol das cheias arrecadou donativos
Recentemente, após a cidade de Blumenau e o Vale do Itajaí ter sofrido com as cheias de setembro, a ONG Hachi de Proteção Animal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau, promoveu uma campanha solidária para arrecadação de rações, cobertores, remédios e utensílios para animais (pratos, casinhas, etc).  As doações recebidas foram repassadas às pessoas que tiveram problemas com a enchente.
“Tivemos um caso muito emocionante, em que as águas chegaram até a janela da casa, mas mesmo assim, a senhora que morava na casa levou todos os seus 20 animais, inclusive dois deles que não possuem uma das patas da frente, junto com ela, demonstrando a sua preocupação com a causa animal”, relata Sueli. Para esta campanha, a ONG contou com a ajuda de outras ONG`s de Proteção Animal do Estado, como a Ajapra, de Jaraguá do Sul.
A ONG Hachi – Proteção Animal é formada por voluntários simpatizantes da causa animal, reunindo profissionais como contador, advogado, professor, empresários, administrador, psicóloga, estudantes, farmacêuticos, entre outros. Todos buscam ajudar as demais ONG`s que recolhem animais abandonados; buscam a doação de ração e demais itens necessários; assim como auxiliam na realização das campanhas promovidas pela própria ONG. “Vale destacar que não temos abrigo e também não recolhemos animais, mas estamos sempre acompanhando as Leis de Proteção Animal para evitar ações que venham a prejudicar estes seres”, finaliza a presidente da ONG.
Sueli Silva Cidral do Amaral
Presidente e voluntária da ONG Hachi de Proteção Animal
Contato: (47) 9205-6555
Fonte : Revista Bela Vida
Jornalista Tatiana Milani e Liliani Bento
Ano 6 - Número 35
Outubro/Novembro 2011
A Revista Bela Vida é um título de propriedade da editora Bela Vida




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário